terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Educação ambiental, arte e esporte fazem a festa na Praia Grande


Educação ambiental, arte e esporte fazem a festa na Praia Grande


Fundação promove dobradinha entre cultura e meio ambiente em fim de semana de fortes emoções esportivas

Como se não bastasse a efervescência provocada na cidade por conta da realização da 12ª edição do Mundialito de Fast Triathlon Feminino,no domingo (26-02), o último fim de semana na Praia Grande teve a sua agitação aumentada com a realização da 2ª etapa do Circuito Municipal de Cultura Ecológica, evento promovido pela Fundação Municipal de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia no dia anterior.
O evento consiste em mesclar atividades culturais e de educação ambiental objetivando chamar a atenção sobre a necessidade de preservação do valiosíssimo patrimônio ambiental de Arraial do Cabo. O projeto vai passar por todas as praias da cidade e, na primeira etapa, realizada no início de fevereiro, contemplou a  Praia dos Anjos.
Durante todo o dia, a equipe da Fundação, juntamente com os alunos projeto Jovens Guardiões Ecológicos e parceiros de várias Secretarias e instituições da cidade, entre elas a APAE de Arraial do Cabo, realizaram a limpeza da Praia Grande, panfletagem de material informativo sobre preservação ambiental e distribuição de um kit contendo sacolas de lixo feitas com matéria prima biodegradável e preservativos, conseguidos a partir de uma parceria com a Secretaria de Saúde. Além disso, foram disponibilizados gratuitamente massagem terapêutica, realização de exames de diabetes e verificação de pressão arterial.
A parte da tarde, quando foram realizadas as atividades culturais, foi o ponto alto do evento, que se transformou em uma grande festa com a concentração de centenas de pessoas no mirante – onde estava localizada a tenda da Fundação – que pararam para ver as apresentações de Jongo do Grupo Griot, da Roda de Capoeira do Mestre Marcel e a bateria do Bloco Ambiental da Fundação, formado por músicos que trabalham na instituição e ritmistas da cidade, entre eles o mestre de bateria Rui e o percussionista Vitorino, que trabalha no Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura.
O Circuito teve também como objetivo auxiliar na preparação e chamar a atenção da população e turistas para o  Mundialito de Fast Triathlon Feminino. A Fundação de Meio Ambiente teve como parceiros a ECATUR, FIPAC, Secretaria de Saúde, APAE de Arraial do Cabo, Grupo Griot, APAC e a Secretaria de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher.O Prefeito Andinho esteve presente e destacou o papel dos Jovens Guardiões  Ecológicos.
- Essa garotada, que antes se resumia a catar lixo nas praias, hoje exerce um papel muito maior e mais importante que é o de conscientizar as pessoas, os turistas sobre a necessidade de se preservar o nosso meio ambiente, abraçando a causa da ecologia. Isso pra gente é fantástico – definiu.  Veja as fotos e vídeos do evento :





                                                           Foto : Portal Arraial 1

Wanderson Jardim, o Pequeno (esq.), presidente da Fundação, e o prefeito Andinho. 



Alunos da APAE  e  do projeto Jovens Guardiões Ecológicos deram grande colaboração no evento



                 Turistas e moradores aproveitaram para fazer massoterapia e alguns exames que foram oferecidos gratuitamente.


Jovens Guardiões e a equipe da Fundação em plena panfletagem de material informativo sobre preservação ambiental e distribuição dos kits contendo sacolas de lixo feitas com matéria prima biodegradável e preservativos fornecidos pela Secretaria de Saúde.



Tchá (em pé, à dir.) e os guarda-vidas da Praia Grande dando aquela moral no evento.


Arildo Mendes,  da Secretaria de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher, grande parceira da Fundação.

Alegria e prazer de estar junto são uma marca registrada da equipe. Na foto, Viviane Vieira (de chapéu), coordenadora dos Jovens Guardiões Ecológicos,e Dayanna Melo, do departamento administrativo.

Da esq. p/ a dir, no sentido horário : as professoras Janaína ( de óculos) e Inês, Nathalia Alves, da Secretaria de Turismo, Zezé, da área de eventos da Fundação e Dayanna..

Elço, da APAE (sentado, de óculos), parceiríssimo e reforço de peso da Fundação. Um pouco acima, de faixa branca na cabeça, Marcelo Amaral, do depto. de Educação Ambiental.

Aí o Bloco Ambiental da Fundação botou todo mundo na Praia Grande pra " sacudir o "esqueleto", tendo como "enredo" a preservação de nosso patrimônio natural.

Teodoro "Djavan" do cavaco, sempre dando aquela força, Max Prates mandando ver no "boca de ferro, e o biólogo e professor Herick Simas caindo dentro do repique.


Fazendo bonito no surdão, o chefe do depto. de Educação Ambiental, André Cavalcanti.

Gustavo Távora,o Guti , coordenador de eventos da Fundação, em raro momento de descanso refazendo as energias ao lado da "patroa" e gente boa Carla. À direita na foto, diretamente da Praça Seca, RJ,  Náná, a rainha das trufas.

Mestre Rui (no repique, ao centro) colocou ordem na "cozinha" com a ajuda primorosa do surdão do amigo Vitorino ( de luva ), da Fiscalização de Posturas.



A bela contribuição do ancestral Jongo apresentado pelo Grupo Griot...





...que foi reforçada pela manemolência e a plasticidade dos capoeiristas liderados pelo Mestre Marcel.



                                             




Fundação inaugura Circuito Municipal de Cultura Ecológica na Praia dos Anjos

A Prefeitura de Arraial do Cabo, através da Fundação de Meio Ambiente,promoveu no último dia 4-02 ( sáb) a edição inaugural do Circuito Municipal de Cultura Ecológica com uma série de atividades voltadas à preservação ambiental.
O projeto vai passar por todas as praias da cidade, uma vez por mês, e as atividades foram dividas em duas etapas. A primeira, que começou às 9:00, compreendeu a limpeza da praia e o emplacamento com totens contendo informações técnicas e turísticas, além de um passeio ciclístico ambiental. A segunda etapa, na parte da tarde, teve exibição de projetos da Fundação e  ações culturais como roda de samba, jongo e capoeira, além da distribuição de camisas, adesivos, folders e informativos, e ainda verificação de pressão arterial e exames de diabetes.
A Fundação contou com o apoio de 150 pessoas, entre escoteiros, alunos do projeto Jovens Guardiões Ecológicos e da APAE de Arraial do Cabo, além de funcionários da Ecatur, Fipac e Secretaria de Saúde. A Secretaria de Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher se fez representada por Arildo Mendes. O Diretor de Eventos da instituição, Gustavo Távora, destacou a importância do evento.
- É bom ter esse olhar voltado à preservação do meio ambiente. Tivemos uma série de atividades culturais e de educação ambiental  num clima descontraído que , aos poucos vai fazendo as pessoas despertarem para a necessidade de se  trabalhar em prol do nossos ecossistemas – disse. Confira as fotos :