sexta-feira, 28 de junho de 2013

Obra em progresso

Com sede finalizada e abertura de novas frentes de trabalho, obras das estações do novo Complexo de Reciclagem avançam rapidamente

Recém-instalados na nova sede, os catadores de materiais recicláveis da Cooperativa Costa do Sol testemunham a cada dia, por conta das obras de reforma e ampliação do Complexo de Reciclagem do município,  a construção de uma nova realidade    não apenas para eles, em particular, mas para todo a população de Arraial do Cabo, de maneira geral.


Com a abertura de novas frentes de trabalho e, consequentemente, o aumento no número de operários, as futuras estações começam a ganhar forma. As baias onde os resíduos serão separados conforme sua composição (plástico, vidro, metais e etc.) estão sendo erguidas rapidamente e brevemente ficarão prontas. As intervenções na nova estação de compostagem também avançam em ritmo célere. Já foram instaladas as canaletas por onde escorrerá os líquidos provenientes do processo de decomposição do material orgânico bem como as calhas que levarão essas substâncias para um reservatório de onde serão periodicamente coletadas.

     Em visita de inspeção de rotina, o presidente da Fundação de Meio Ambiente, Wanderson Jardim, o professor Herick Simas, chefe do Departamento de Projetos e o professor Marcelo, da Educação Ambiental ficaram entusiasmados com o que viram. "A gente vê o andamento do trabalho, o que me dá muita alegria. É um processo difícil, longo de um projeto aprovado em concurso público na Funasa através da portaria  nº 1010 e de lá pra cá a gente só fez trabalhar, trabalhar e trabalhar para melhorar o meio ambiente de nossa cidade e as condições de trabalho e de vida, portanto, social e econômica dos catadores", afirmou o presidente.

 


Detalhe das baias de triagem de material

Obra da estação de compostagem encontra-se em estágio bem avançado




Detalhe da canaleta por onde escorrerá líquido proveniente do processo de decomposição do lixo orgânico


O encarregado de obra Luiz,  Pequeno e os professores Herick Simas e Marcelo Amaral



Muros laterais das estações já estão sendo erguidos


Baias de triagem de material reciclável conforme sua composição (vidro, plástico, metal, etc.)

Pequeno não esconde o entusiasmo ao ver o progresso das obras

Área de circulação da futura estação de Compostagem


Presidente da Cooperativa Costa do Sol, Gelzo Carallo, Pequeno, o catador Badger e o professor Herick Simas

terça-feira, 4 de junho de 2013

NOTA

Em virtude do mau tempo, a Fundação Municipal de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia de Arraial do Cabo informa o cancelamento de todas as atividades referentes a sua participação,hoje (04/06), na V Semana do Ambiente, exceto  a palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, que será ministrada no Cinema Municipal, às 14:00, pelo presidente da instituição, Wanderson Jardim, e pelo  chefe do Departamento de Projetos, Herick Simas.