quarta-feira, 24 de abril de 2013

Projeto Jovens Guardiões Ecológicos apresenta série de novidades este ano

Nova metodologia coloca estudantes como protagonistas


  O projeto Jovens Guardiões Ecológicos está com uma cara diferente este ano. O programa, concebido e administrado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente, foi inteiramente reformulado e o novo conceito pedagógico se baseia em bem-sucedida experiência importada da Escola da Ponte, em Portugal, e endossada pelo renomado educador brasileiro Rubem Alves.

  Neste modelo, dos 37 jovens, 13 foram integrados e atuam na própria Fundação e atuam nos Departamentos de Educação Ambiental; Planejamento, Comunicação e Eventos;  Projetos e Presidência.  Os demais se dividiram em três áreas, de acordo com o interesse e a aptidão: Cineclube Ambiental, Fórum Participativo e Educomunicação. Todas elas são voltadas para a construção da Agenda 21, que inclui discussão sobre a Coleta Seletiva nos mais diferentes níveis.

   As aulas, ou melhor, encontros ocorrem nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), na Prainha, e são conduzidos pelos próprios estudantes, com a tutoria e mediação de um profissional da Fundação de Meio Ambiente. Eles escolheram os grupos e propõem pautas; fomentam debates; sugerem pesquisas; produzem materiais com conteúdo relativo ao assunto em questão; enfim, são os protagonistas do processo. O trabalho tem a coordenação dos professores André Cavalcanti e Marcelo Amaral, que estão á frente do Departamento de Educação Ambiental da Fundação de Meio Ambiente.

     O projeto Jovens Guardiões Ecológicos teve início em 2003, com apenas 14 adolescentes que se limitavam a recolher detritos nas praias da cidade. A partir de 2009, com o início da atual gestão, o programa foi reformulado e seu público-alvo, estudantes carentes da rede pública municipal de ensino, colocados em salas de aula para aprender conteúdo multidisciplinar voltado para a educação ambiental, recebendo um valor referente a meio salário mínimo por mês.

Professor André Cavalcanti, durante palestra inaugural do ano letivo de 2013, no auditório do IFRJ


Professor Marcelo Amaral é um dos coordenadores do projeto e orientador do núcleo  de Cineclube Ambiental

Estudantes durante atividade no laboratório de Informática do IFRJ


A orientadora Izamara Rodrigues monitora atividade do grupo de Educomunicação

Grupo do Fórum Participativo durante debate com a orientação de professor Roosevelt Monteiro


Jovens do núcleo de Educomunicação produziram jornal mural em escolas do município



Estudantes do núcleo de Fórum Participativo fizeram apresentação em seminário por eles organizado 



Nenhum comentário:

Postar um comentário