Pela primeira vez no distrito, evento contou com grande adesão da comunidade local e foi um verdadeiro sucesso
A retomada do Circuito Municipal de Cultura Ecológica não poderia ter sido realizada em melhor lugar. Organizado pela Prefeitura Municipal e pela Fundação Municipal de Meio Ambiente, o evento debutou no 2º distrito de Figueira com grande participação da comunidade local que transitou pela praça central da localidade durante toda a tarde da última sexta-feira (02-08).
Em dia quente mas bastante agradável, às margens da Lagoa de Araruama, houve grande movimentação de moradores e visitantes no espaço, inaugurado há cerca de um ano. O destaque ficou para a expressiva participação dos jovens, sobretudo de algumas turmas da Escola Municipal Vera Felizardo, cujos estudantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada. A atividade contou para a grade curricular. Os alunos da APAE de Arraial do Cabo, instituição parceira da Fundação, também marcaram presença.
Os alunos do projeto Jovens Guardiões Ecológicos e funcionários da própria Fundação percorreram a avenida central e ruas próximas da localidade, distribuindo nas casas e estabelecimentos comerciais Kits alusivos às políticas e ações de educação ambiental desenvolvidas pela instituição, material informativo e preservativos doados pela Secretaria Municipal de Saúde e folhetos da Secretaria Municipal de Assistência Social com conteúdo de combate à prática do turismo sexual e da exploração sexual infantil.
O secretário municipal do Ambiente, Gontran de Carvalho, e membros da sua equipe prestigiaram o evento e tiveram a oportunidade de conferir de perto o novo totem com informações a respeito da fauna e da flora da região e dos ecossistemas costeiros. A peça, instalada no calçadão por funcionários da ECATUR, tornou-se desde então a mais nova atração turística do local, chamando a atenção das pessoas que passavam. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos também deu suporte, disponibilizando lixeiras e funcionários do seu quadro.
Nem mesmo o sol forte desanimou o público, que teve acesso a serviço de aferição de pressão e pôde participar de sorteios, concorrendo a diversos brindes oferecidos pela Tyrannus, loja especializada em artigos para esportes náuticos, parceira da Fundação e uma das apoiadoras do Circuito bem como o grupo Amigos do Surf. Como de praxe, o Samba Ambiental encerrou os trabalhos com músicos da própria instituição.
A pedagoga Jana Branco, moradora do bairro Novo Arraial, situado três quilômetros depois do centro de Figueira no sentido Araruama, festeja a implantação de políticas públicas voltadas à gestão de resíduos sólidos e à sustentabilidade ambiental na região. Acostumada a trabalhar com a juventude, a educadora enxerga benefícios duradouros com a iniciativa. "A Fundação tem papel crucial para nossa população, pois trabalha com a conscientização dos jovens que se tornarão adultos mobilizadores, que farão a diferença", ponderou.
Muito satisfeito, o presidente da Fundação, Wanderson Jardim, o Pequeno, avaliou de maneira positiva a inédita incursão às localidades mais afastadas do centro urbano cabista. "É fundamental disseminarmos nosso trabalho de educação ambiental na região dos distritos de Arraial do Cabo. Teremos outras nove etapas do Circuito até o final do ano e duas delas acontecerão fora do perímetro urbano do município: em Monte Alto e Pernambuca, nos dias 27 de setembro e 1º de novembro, respectivamente", afirmou. A próxima parada do projeto será na Praia dos Anjos, no próximo dia 23 de agosto.